RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

sexta-feira, 30 de março de 2012

ESBOÇO EXTRAIDO DO GRANDE BLOG DO ARAUTO DO AMADO PR. MARCO ANTONIO

AS QUATRO GRANDES VISÕES DE ABRAÃO Gn 13:14-17

"E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente e do ocidente. Porque esta terra que ves te hei de dar a ti e 'a tua semente, para sempre. E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguémo puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei."

Introdução:
Antes de vos falar sobre as Quatro Grandes Visões de Abraão, gostaria de mencionar introdutóriamente Duas grandes Lições que aprendemos com Abraaão com respeito às Visões e Revelações que recebeu do Senhor:


1ª.) QUE A NOSSA VISÃO DETERMINA NOSSA AÇÃO
O que é que fez Abraão deixar tudo: Cidade natal (Ur na Caldéia), conforto, terras de sua propriedade, status social naquela comunidade, parentela ???...
Resposta: O PODER DE UMA VISÃO

A nossa Visão determina nossa Ação – Tanto é que, pessoas sem visão não vão a parte alguma. Visão e Inércia jamais andam juntas. Visão e preguiça nunca se acertam...
- Lm 3:51 (A.R.C.) “O meu olho move a minha alma”
.Me move em 2 sentidos: por dentro e me move me mudando de posição ou condição. A visão de Deus nos tira da zona de conforto para os grandes desafios.

Tres coisas ocorreram com Abraão:
Primeira: A VISÃO IMPACTOU ABRAÃO
Segunda: A VISÃO INCOMODOU ABRAÃO
Terceira: A VISÃO MOVEU ABRAÃO

2ª.) QUE A NOSSA INTIMIDADE COM DEUS DETERMINA A NOSSA VISÃO
Jesus nos ensina em seu Evangelho, que sem amizade com Ele, não existe Revelações, não existem Visões, não existem mistérios e segredos sendo concedidos – Jo 15:16; Mt 11:25
Meus irmãos, como anda nosso nível de amizade, de intimidade com o Senhor ? Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais os nossos olhos se abrem. Quanto mais nos afastamos mais os nossos olhos ficam entenebrecidos pela incredulidade

Sl 34:5; Jr 33:3; Mt 11:25; 2 Co 2:9,10;
- Jo 13:23 (ilustr: João, o mais amigo, por isso teve mais revelações - a exemplo temos o Apocalipse - Ap 4:1)
A Grandeza da Visão de Abraão procedia da Grandeza e profundidade da Amizade, da Intimidade que ele tinha com Deus - Abraão é chamado na Bíblia por tres vezes: AMIGO DE DEUS:
- 2 Cr 20:7 “Abraão teu amigo para sempre”
- Is 41:8 “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegí, semente de Abraão, MEU AMIGO.”
- Tg 2:23 “E cumpriu-se a Escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado AMIGO DE DEUS.”
 A Amizade de Abraão com Deus tinha 3 características:
1ª.) Progressividade – Gn 17:1 “...anda na minha Presença e se perfeito.”
2ª.) Proximidade – Gn 17:1
3ª.) Profundidade – (isto é Intimidade) – Tão intimo de Deus, tão amigo de Deus que Deus lhe deu Grandes Visões.
 digno de nota lembrar que no texto Hebraico – Amizade e Segredo – possuem uma única palavra. Isto é: Amizade é Segredo, Segredo é Amizade. – Sl 25:14
Veja que extraordinário: Como a nossa Intimidade com Deus determina a nossa Visão. Tanto é, que o Senhor pergunta em
Genesis 18:17 “Ocultarei Eu a Abraão o que faço ?”
Vamos agora para AS QUATRO GRANDES VISÕES DE ABRAÃO

I. A VISÃO DA CIDADE CELESTIAL
1. Quem pensa que Abraão saiu de Ur dos Caldeus, somente pela visão da Terra de Canaã, engana-se. Seus olhos estavam além da Terra. Seus olhos viram a Nova Jerusalém – Hb 11:10,11
2. Não tenho dúvidas que Abraão antecedeu a Paulo e a João – quanto a Visão da Cidade Celestial.
3. O que viu Abraão viu da Cidade Celestial ? (comente...)
4. Aprendamos com Abraaão a viver na Terra com os olhos no Céu. Abraão vivia em tendas – De dentro da tenda via a Cidade...Tem muito crente na cidade, que só ve a tenda (visão curta, visão terrena apenas) – Fp 3:20

II. A VISÃO DO CALVÁRIO
1. Ilustr: A conversa intima de Deus com Abraão – Deus Abre o Projeto da Redenção...De imediato a mente finita de Abraão na compreende, quando Deus lhe diz que vai dar o seu Filho Unigenito para salvar o homem - Certamente o patriarca, em sua mente finita deve ter indagado: Deus tem um filho??? Mas, como é isto? E, Ele me diz que dará seu Único Filho....Mas, como isto será possível??? Então Deus diz a Abraão: -Toma teu filho, teu único filho Isaque, e sobe o monte Moriá – Gn 22 - E lá do alto do Monte Moriá - Deus lhe revela o plano da Redenção.
2. E, Jesus declara em João 8:56 “Abraão vosso Pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.”
3. Assim como Abraão, Deus quer que nunca venhamos a perder a Visão do Calvário.
4. A Igreja jamais pode perder a Visão do Calvário. Penso que a Igreja Evangélica de nossos dias, encontra-se perdida em algum lugar entre o Calvário e o Pentecóste.
5. Nós pregadores não podemos perder o Calvário de Vista.
a) Hoje temos um número expressivo de pregadores, mas, poucos Arautos da Cruz. Temos hoje povoando muitos púlpitos: -Pregadores do pragmatismo – Que não se preocupam em pregar o que é certo...Mas, o que dá certo.
Pregadores do misticismo – verdadeiros pajés evangélicos
b) Se em teu Sermonário não há lugar para o Sermão do Calvário, jogue teu sermonário fora.
Diz o Hino 192 de nossa Harpa Cristã – “Tema do bom pregador, O Calvário!”
c) O pregador do Calvário tem 3 características: Ele é: Bíblico, Evangélico e Profético.
6. Que nossa Família, que nossa Casa esteja edificada no Calvário
a) Há um Hino no Hinário Batista (Cantor Cristão), que diz: “A Cruz ainda firme está, Aleluia! Aleluia!”

III. A VISÃO DA TERRA
1. Deus mostra toda a Terra Prometida a Abraão – A Visão da Terra representa a Visão dos Campos que já estão brancos para a Ceifa – Jo 4:35
2. Deus só mostrou a terra, depois de Abraão ter se separado radicalmente de Ló - Gn 13:14 “E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora os teus olhos...”
Duas observaçoes:
1ª.) Ló fala daquilo que desagrada a Deus – (Vai Ló...)
2ª.) Ló representa o crente de visão carnal – Gn 13:10-12
- Enquanto voce viver com pessoas carnais, de visão carnal, voce nunca verá os campos brancos para a ceifa.
3. Nunca queira ter a Visão das Nações,dos confins da Terra, sem antes primeiro ter a visão de onde voce vive
– Gn 13:14 “Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás” (Deus fala depois: Olha para o norte. Olha para sul. Olha para Oriente. Olha para o Ocidente.)
a) O mesmo Deus que nos diz: Sl 96:3 “Anunciai entre as nações a sua Glória e entre todos os povos, as suas maravilhas”
Sl 2:8 “Pede-me, e Eu te darei as nações por herança e os confins da Terra por tua possessão.”
Também diz: At 1:8 “...E ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém...” (Jerusalém, nossa casa, nossa vizinhança, nosso bairro, nossa cidade...)
4. Que a Visão de nossa terra – Nos leve aos hospitais e casas de detenção. ‘As Escolas públicas e privadas. ‘As grandes e pequenas empresas. Aos veículos de imprensa escrita, falada e televisiva. E também pela net. Que possamos empreender amor e todo esforço para não descansarmos, até alcançarmos a última casa de nossa, bairro e cidade. Que Deus nos ajude!

IV. A VISÃO DE GERADOR DE MUITOS FILHOS
1. Lemos em Genesis 15:4,5 “E eis que veio a Palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro.
Então o levou para fora e disse: Olha agora para os céus e conta as estrelas , se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente.”
2. Em Gn 13:16 – Ele promete a Abraão que sua descendencia seria tão grande como o pó da terra. “E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada.”
 Mas, aqui em Genesis 15:5 – Deus compara com as estrelas do Céu. (Tudo para falar dos incontáveis filhos que saíriam a parte de Abraão)
3. Quando é que nós Assembléia de Deus começamos a decrescer ? Quando começamos a perder a Visão de gerar filhos para Deus.
De 1911 a 1930 – Cada crente ganhava por ano, mais 12
4. Gn 35:1 – Se não gerarmos filhos, morremos
- Paulo era um gerador de filhos espirituais – Gl 4:17
-John Knox, missionário na Escócia - “Dá-me a Escócia Deus, ou eu morrerei!”
5. Is 51:2 “Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu ‘a luz. Porque sendo ele só, eu o chamei, e o abençoei, e o multipliquei.”
Is 54:1-3 “Canta alegremente, ó esteril que não deste ‘a Luz! Exulta de prazer com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto! Porque mais são os filhos da solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor. Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam. Não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás ‘a mão direita e ‘a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.”

Conclusão:
Igreja do Senhor, Deus está aqui para abrir os nossos olhos e nos dar estas Grandes Visões que deu a Abraão – E, nos fará ver nestas quatro direções:

1ª.) Olhos voltados para cima –para nossa Cidade
2ª.) Olhos fixos no Calvário – nosso fundamento de Fé
3ª.) Olhos de compaixão sobre a Terra – Avançando no Evangelismo e Missões
4ª.) Olhos de gerador de filhos espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário