RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

quinta-feira, 8 de março de 2012

ESTUDO MINISTRADO AOS OBREIROS DA CEI - PANAMBI/RS

VENENO NA PANELA (2Rs. 4:38-41)

1)Havia fome no meio dos profetas: Havia fome na terra dos profetas! Uma geração criada aos pés de Elias, vira e ouvira milagres extraordinários, mas passavam fome.
Profeta é para mudar a história de um povo, profeta tem o poder da palavra, o que ele diz acontece, eram discípulos de Elias, os discípulos de Davi mataram gigantes, os de Elias passaram fome sendo que Elias nunca passou fome.
O primeiro sinal do fim dos tempos apontado por Jesus no seu sermão profético foi o engano religioso. Ele alertou para o fato de que se levantariam falsos mestres, falsos cristos e falsas doutrinas. Estamos vivendo esse tempo da proliferação espantosa de novas doutrinas, novas seitas e novas igrejas. Há um panteão de novas crenças, em que cada um pode abraçar a fé de acordo com sua conveniência. As igrejas estão se transformando em supermercados espirituais, onde o freguês é quem determina o produto que ali é consumido. O mercantilismo religioso presente hoje dentro de algumas igrejas chamadas evangélicas sobrepõe-se às indulgências da Idade Média. O mercadejamento da Palavra de Deus é vergonhoso em nossos dias. Líderes religiosos sem escrúpulos criam igrejas para o seu enriquecimento. Já se fala até mesmo em “Pequenas Igrejas, Grandes Negócios” ou em “Grandes Igrejas, Negócios Fabulosos”. Líderes espirituais sem temor a Deus transformam a igreja numa empresa familiar, o púlpito num balcão, o evangelho num produto lucrativo, o templo numa praça de barganha, e os crentes em consumidores.

Havia comunhão religiosa. A fome, a pobreza e a crise não dispersaram os discípulos dos profetas. Eles estavam juntos na crise. Porém, mesmo numa comunidade unida, onde reina comunhão, ainda corre-se o risco de ter morte na panela.
Havia uma liderança forte. Eliseu era o sucessor de Elias, o grande profeta que desafiou o reinado do ímpio Acabe. Eliseu tinha porção dobrada do espírito de Elias.  Eliseu fez o dobro de milagres realizados por Elias. Entretanto, mesmo sob a liderança de homens da estirpe de Eliseu, precisamos estar atentos ao perigo da morte na panela.

2)Põe a panela grande ao lume: panela: a igreja, ao lume(fogo): oração, busca de poder.
Panela grande: Em tempo de crise ele mandou pegar uma panela grande. Geralmente, em momentos de crise, ficamos incrédulos e, talvez, se estivéssemos no lugar dele, pegaríamos uma pequena panela – uma panelinha.

3)Então saiu um: Eliseu disse ao seu servo, saiu um. Não se meta onde não é chamado!
Um dos discípulos saiu para buscar ervas. O profeta não tinha mandado que ele fizesse isso. Ele se antecipou, não esperou a palavra que viria de Deus.
O rapaz, sem uma orientação, sem uma palavra específica do profeta, foi lá fora para buscar ingredientes para fazer a sopa. E o que ele trouxe? Morte
Quando você busca soluções fora da Palavra de Deus e da orientação divina, traz para sua vida a morte, problemas, veneno.
Por pior que seja a situação, por maior que seja a dificuldade, o melhor a fazer é buscar a orientação de Deus
-Este um era um dos profetas:
3.1)quem traz veneno pra panela é um dos nossos. Ta do nosso lado. É de oração, é do jejum, é atuante.
3.2)quem traz veneno pra panela tem acesso a ela.
3.3) quem traz veneno pra panela não consegue discernir o que faz mal e o que faz bem(Coliquíntidas parecia com uma erva gastronômica).
3.4)quem traz veneno pra panela é quem tem “boa intenção”.

4)Homem de Deus, há morte na panela: Graças a Deus que ainda existem homens que conseguem discernir pelo gosto, vejam que quando eles viram o caldo não perceberam que era feito com erva venenosa, mas quando provaram perceberam.
-Eles falaram do problema para quem podia resolver. Pr. Eu fui na igreja tal e lá foi feito assim e eu fiquei na dúvida, o que o senhor acha?

5)Trazei pois farinha: Quem pediu farinha foi o homem de Deus, o líder.
5.1)A revelação para se acabar com o veneno na panela está com o líder. Aqui na nossa igreja todas as palavras têm que passarem pelo crivo de nosso pastor.
5.2)O que tira o veneno é a farinha(Palavra), mas a farinha colocada pelo líder. Pra fazer o caldo Eliseu mandou, pois qualquer um dali podia fazer o caldo, mas pra arrumar a presepada teve que ser o homem de Deus. Respeite aquele que foi levantado por Deus para resolver nossas presepadas.
5.3)Eliseu não orou, ele pediu farinha, mostrando que a solução não vinha dele, mas da Palavra.

6)Tirai de comer ao povo: Não foi feita uma nova comida, pois o problema não estava no caldo e sim no que foi colocado. Não precisamos mudar nosso ministério por causa de alguns problemas. O que temos é que orar para que Deus revele o veneno e para que Ele use nosso pastor para tirá-lo da panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário