RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

quarta-feira, 24 de março de 2010

ESTA MENSAGEM FOI PREGADA EM SANTA MARIA/RS NA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO, ESBOÇO ME DADO PELO PR. LÚCIO MORAES

ERROS DO FILHO CERTO
Lc 15 : 25-32

INTRODUÇÂO
Já aconteceu, alguma vez, de você ter se achado cheio de razão, e de ter dito com convicção: “É sim! Eu garanto! Tenho certeza absoluta do que estou dizendo!” ...e por fim, você descobriu que estava redondamente enganado em seu ponto de vista? Tente lembrar se você já passou por isto.
Esse texto que acabamos de ler conta a história de um homem que passou por esta experiência. Ele se achava completamente cheio de razão e não estava (justamente nos três aspectos em que se sentia tão seguro de si, ele estava totalmente enganado).
Jesus contou esta história, querendo que as pessoas que O ouviam, se identificassem com este homem “certo” aos seus próprios olhos, mas errado aos olhos do Pai celestial
 
I . Fazer uma avaliação errada do seu irmão - v.30:
A) este irmão mais velho errou ao julgar o seu irmão – repare que ele já nem considerava o outro como seu irmão, pois disse “esse teu filho...” .
B) Ele não conseguiu ver o arrependimento do irmão – arrependido voltou e buscava a reconciliação.
C) Considerava o irmão como um perdido ,um rebelde, um ingrato que não merecia perdão. O Pai que agia corretamente, discordando do filho mais velho afirmou (v. 32 ).
 
Aplicação : Aprendamos que Deus é o nosso Pai misericordioso. Alguém pode ter errado com você, pode lhe ter feito o que é mal , mas quando Deus resolve receber de volta aquele que errou, nós não devemos fechar o nosso coração àquela pessoa,
Deus perdoa a alguém e acontece de algum irmão ficar triste, e diz: “Ah! Essa não! Deus converteu fulano ou Deus ta abençoando fulano... logo fulano que me fez isso, isso e aquilo outro... e agora vou ter que aturar ele na igreja!!”
Jesus deixou bem claro que a nós, filhos de Deus, cabe perdoar como o Pai perdoa. ( Is : 55 :7 )
Pense bem: haverá alguma pessoa para quem você tem fechado a cara e negado o perdão? ...esse é um erro que o filho mais velho cometeu e que você não deve cometer
 
II . Fazer uma avaliação errada do seu Pai ( v 28 – 29 )
A) Este homem errou novamente, agora ao murmurar contra o seu pai.- Ele reclamava ser alvo de um tratamento desigual. Sentia-se injustiçado.
B) A Bíblia, no Velho Testamento, mostra de como os judeus murmuraram contra Deus no deserto, duvidando se Ele estaria mesmo presente e se Ele realmente cumpriria suas promessas.
C) Será que alguém aqui, acha que Deus não está sendo justo... que o está tratando com desigualdade? Deus não faz acepção de pessoas. Todos são amados. A questão é que Deus é misericordioso e o nosso coração ainda é duro...
 
Aplicação : aprenda a ser grato e fiel para com o Pai... você deve lutar para não cair no exemplo deste filho que se achava certo, mas que errava gravemente ao murmurar.
 
III . Fazer uma avaliação errada de sí mesmo ( v 45)
A) Este falso censo de justiça própria é terrivelmente prejudicial para o indivíduo. Infalível, perfeito, justo... nenhum de nós o é!
B) Dispensou a humildade. A soberba é avenida para o desastre... Não se deixe dominar por este sentimento.
C) os grandes homens de Deus foram todos humildes. Moisés , Gideão... Jeremias... Pedro. Foram abençoados e serviram ao Senhor , porque antes de tudo, foram humildes. Souberam reconhecer suas limitações diante de Deus.

Aplicação: Portanto, para não cair no erro do filho mais velho: Lembre-se que Deus não aceita ao soberbo, mas dá graça ao humilde.
 
CONCLUSÃO
Estes foram os três erros do homem que se julgava absolutamente certo:
Ele fechou a cara para o irmão, negando-lhe o perdão;
Ele murmurou contra o pai, achando-se alvo de injustiça;
Ele dispensou a humildade, achando-se muito perfeito e bom.
O pior de tudo: com esses erros ele ficou privado da festa...
Será que você está com problemas para perdoar alguém? Sua comunhão está rompida com algum outro irmão e você tem se negado a liberar perdão?
Ou talvez você esteja envolvido no pecado da murmuração: tem duvidado da fidelidade do Senhor, tem sido ingrato para com Ele, achando que Ele tem sido injusto...
Ou ainda, pode ser que você esteja sofrendo do mal da soberba. Você tem se esquecido de que os méritos da sua salvação, vem do sangue de Jesus e não de suas atitudes... Há soberba, orgulho, em seu coração?
É tempo para você se consertar... Ore agora e peça ao Espírito Santo para purificá-lo. Saia daqui, nesta noite, livre destes erros. ( louvor : Se tu olhares Senhor ..... )


Nenhum comentário:

Postar um comentário