RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ESTUDO MINISTRADO AOS OBREIROS DA CEI NA SEGUNDA - FEIRA


PAZ DO ESPÍRITO SANTO - A VERDADEIRA HARMONIA
Filipenses 4:7 - E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS
 
PAZ: no grego “eirene” que significa segurança, seguridade, prosperidade, tranqüilidade de alma, quietude de mente baseada na certeza de que vai tudo bem entre o crente e seu “Pai”

Resumindo paz do ESPÍRITO SANTO é ausência de frustração e de preocupação, quietude mesmo diante de tempestades e confiança.

A palavra "Paz" é usada na Bíblia em três dimensões e em todas as três dependemos totalmente do ESPÍRITO SANTO.
1) Há a paz espiritual. Trata-se da paz entre o homem e DEUS. A paz com DEUS só é possível mediante a justificação pela fé. É a paz produzida pela fé, Romanos 5:1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Estar justificado significa viver em situação correta para com Deus. A justificação consiste em estarmos de acordo com o caráter de Deus. Dessa maneira nos tornamos mais semelhantes a Ele. (Jo. 3:16 / Lc. 6:38)
 
2) Há a paz psicológica, ou a paz íntima; a que experimentamos conosco mesmo. É a paz produzida pela obediência. Gálatas 6:16 - E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

3) Há a paz relacional, a paz entre as pessoas. É a paz produzida pela justiça (Is. 32:17). Tiago 3:18 - fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. A justiça não é apenas pessoal, mas corporativa (Pv. 14:34). A justiça é a solução para a pobreza (Is. 11:4). (3 Jo. 9-12 / Pv. 16:8 / Pv. 21:21 )

A paz do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas não quer dizer ausência de conflitos, bem diferente do que o mundo prega, mas a paz de Cristo é uma certeza da segurança em qualquer circunstância e quando a temos não tememos o presente nem o futuro.

A PAZ DO ESPÍRITO PRODUZ: VIDA ESPIRITUAL E VIDA MORAL
VIDA ESPIRITUAL: Para que o ESPÍRITO SANTO possa desenvolver o fruto espiritual da paz Ele une o amor à paz e se entrelaça às suas outras qualidades.
a)       Graça e paz. Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir” (Ap 1.4). Graça é favor imerecido, é a corrente de misericórdia divina, pela qual o homem é chamado, é salvo, é justificado, e habilitado para viver bem e achar isso suficiente para ele (Gl 1.15 - Ef 2.8).
b)       Amor e paz. “Sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o DEUS de amor e de paz será convosco” (2 Co 13.11).
Mesmo parecer não quer dizer que todos de pensar do mesmo modo, mas na mesma coisa, fala de união e de propósito e o maior propósito da igreja é ganhar almas.
c)       Vida e paz. “A inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Rm 8.6). 
 
 
VIDA MORAL: Além da vida espiritual, a paz do ESPÍRITO SANTO nos conduz a uma vida moral, ou seja, uma vida exemplar em meio a sociedade.
a) Santidade e paz. A santidade é a capacidade do ESPÍRITO SANTO nos separar de tudo o que não condiz com a presença de DEUS
(1Ts. 5:23 / Hb. 12:14) – Paz verdadeira e santidade estão sempre juntos. Acima de todas as coisas, a santidade é a prioridade de DEUS para os seus seguidores (Ef 4.21-24).
1) A santidade foi o propósito de DEUS para seu povo quando Ele planejou sua salvação em CRISTO (Ef 1.4).
2) A santidade foi o propósito de CRISTO para seu povo quando Ele veio a esta terra (Mt 1.21; 1 Co 1.2,30).
3) A santidade foi o propósito de CRISTO para seu povo quando Ele se entregou por eles na cruz (Ef 5.25-27).
4) A santidade é o propósito de DEUS, ao fazer de nós novas criaturas e nos conceder o ESPÍRITO SANTO (Rm 8.2-15; Gl 5.16-25, Ef 2.10).
5) Sem santidade, ninguém poderá ser útil a DEUS (2 Tm 2.20,21).
6) Sem santidade, ninguém terá intimidade nem comunhão com DEUS (Sl 15.1,2).
7) Sem santidade, ninguém verá o Senhor (v. 14; Mt 5.8)
SANTIDADE NÃO É DOUTRINA E SIM UM RESULTADO, OU UMA MANIFESTAÇÃO DA JUSTIÇA QUE É O PRÓXIMO TÓPICO.
b) Justiça e paz. “O fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz” (Tg 3.18).
Justo na Bíblia é aquele que conhece e vive os preceitos de Deus. Justiça diz respeito ao nosso relacionamento com Deus.
c) Justiça, alegria e paz. “O Reino de DEUS não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO” (Rm 14.17). A alegria derrota o desânimo trazendo a paz.
d) Confiança e paz. “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Is 26.3). Eu não me desespero porque eu sei em quem tenho crido. (Mt. 4:38-40 / At. 12:6). Esta confiança vem pela Palavra (Rm. 10:17)
A ignorância leva-nos a perder a paz, pois a ignorância significa falta de conhecimento sobre nossos direitos, sem sabê-los como exigi-los?
 
 
RESUMINDO: A PAZ DO ESPÍRITO É RESULTADO DA FÉ EM CRISTO JESUS, DA OBEDIÊNCIA À SUA PALAVRA E A BUSCA PRIORITÁRIA DA SUA JUSTIÇA! (Mt. 5:19-20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário