RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ESTUDO MINISTRADO AOS OBREIROS DA NOSSA IGREJA NA SEGUNDA - FEIRA, ESTAMOS ESTUDANDO O FRUTO DO ESPÍRITO


BENIGNIDADE E BONDADE: OS GÊMEOS
Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade(paciência), BENIGNIDADE, BONDADE...

A benignidade e a bondade são aspectos tão íntimos do fruto do Espírito Santo que é difícil distingui-los. Quem é bom, também é benigno. Ambas originam-se no amor. Alguém afirmou que a benignidade é amor compassivo; e a bondade, amor atuante em ação.
O que é Benignidade e Bondade? Estes são chamados de fruto gêmeos, pois são muito parecidos, eles estão tão ligados como estão a alma e o espírito.
Benignidade: “Benignidade” (gr. chrestotes), que significa: não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor. A palavra significa benevolência, benignidade; e é oposta a um temperamento rude, amargo e perverso.
(Ef 4.32 - Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.; Cl 3.12 - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade).
Bondade: “Bondade” (gr. agathosune), que significa: zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal.
Amor, Benignidade e Bondade:
O amor é um sentimento a ser aprendido e que se caracteriza pela entrega incondicional sem esperar pelo troco.
 A benignidade é a qualidade que uma pessoa tem de fazer com que os outros se sintam à vontade em sua presença; tem a ver, portanto, com empatia e simpatia.
A bondade é uma virtude interior que inunda todas as ações.
Enfim para tentar diferenciar Benignidade de Bondade temos esta frase: “Se eu tiver fome e você me der pão para eu comer isto é benignidade, mas se você passar geléia nele isto é bondade”. A benignidade faz o que é certo, mas a bondade faz de coisas simples, especiais.
A benignidade fundamenta-se no amor.
Em Gálatas 5.22, a palavra benignidade, no original do NT, não significa apenas a qualidade de ser puro e bom, mas também, ser devotado a atos e atitudes bondosas. O termo também expressa ternura, atenção, compaixão e brandura.
A bondade é o resultado da benignidade
A bondade é traduzida original, agathousune, e é encontrada apenas quatro vezes na Bíblia (Rm 15.14; Gl 5.22; Ef 5.9; 2 Ts 1.11). Se compararmos com o original do termo benignidade, constataremos que aquela é a prática ou a expressão desta, ou seja, é fazer na prática o que é bom.
Bondade, então, denota serviço ou ministério em favor do próximo, um espírito de generosidade colocado em prática, concernente a servir e a doar. É o resultado natural da benignidade – a manifestação da ternura, compaixão e brandura.
Devo pensar benignamente e agir com bondade.
Então antes de passarmos ao corpo deste estudo finalizaremos o conceito assim:
Benignidade é pensar bem, falar bem e querer o bem, Bondade é a benignidade em ação, ou seja,  a benignidade é a intenção de fazer o bem, sempre, e a bondade é a prática do bem sempre.


CARACTERÍSTICAS DO BENIGNO E DO BONDOSO
1)       SERVE AO PRÓXIMO:
Ser benigno e bondoso implica em agir a favor de outro, independente de quem ele seja ou o que faça. É algo que vem de dentro, é um sentimento divino, puro, honesto... O “sujeito” pode ser bom até que lhe magoem, o benigno e bondoso mesmo sendo magoado continua fazendo o bem.
Benignidade e bondade vão além de interesses próprios, ou do que é certo, ultrapassa; pois enxerga com os olhos do coração. Jesus nos ensinou o que é benignidade em Mateus 5:44,45 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos
O Bom Samaritano.
1) O BENÍGNO E BONDOSO TEM COMPAIXÃO DE QUEM ESTÁ CAÍDO.
2) O BENÍGNO E BONDOSO DESCE DE SUA CAVALGADURA.
3) O BENÍGNO E BONDOSO TEM ATITUDE.
4) O BENÍGNO E BONDOSO SARA FERIDAS, NÃO AS FAZ.
5) O BENÍGNO E BONDOSO O CAÍDO EM SUA CAVALGADURA.
6) O BENÍGNO E BONDOSO NÃO ABANDONA NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE
7) O BENÍGNO E BONDOSO SEMPRE AJUDA E PROCURA AJUDA PARA CURAR OS FERIDOS

2)       GENEROSO:
O que é GENEROSIDADE? Generosidade é a virtude em que a pessoa tem quando acrescenta algo ao próximo. Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém, tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca.


3)       EMPÁTICO E SIMPÁTICO:
A palavra simpatia tem origem no grego (sym = união + pathos = emoção, sentimento) assim a palavra simpatia significa sentir com. Sou simpático quando a dor do próximo me incomoda e sou capaz de sentir com ele. A palavra empatia (in = para dentro + pathos = sentimento) tem o sentido de sentir-me no lugar de, sendo, portanto, mais forte do que a palavra simpatia, pois, ante a dor do outro, eu me sinto no lugar daquele que sofre.
Quando o apóstolo Paulo nos recomenda carregar as cargas uns dos outros (Gálatas 6:2 - Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo), ele não se refere apenas aquelas cargas leves ou aquelas cargas explícitas, mas cargas, sejam elas leves ou pesadas, estejam elas escondidas no fundo do coração de quem sofre ou não.
Então empatia é o interesse que alguém tem em sentir o que seu próximo sente. Se o outro chora, o benigno chora. Se o outro ri, o benigno ri. Se o outro está angustiado, o benigno se angustia. Assim, em lugar de "não estar nem aí" pelo outro, o benigno se interessa não só pelas necessidades do outro, mas pelos seus sentimentos. Benigno e bondoso, portanto, é aquele que se interessa pelos sentimentos dos outros.
Simpatia, então, tem a ver com o desejo de se relacionar, e com todos os esforços decorrentes deste desejo. Simpatia tem a ver com polidez, calor, aplauso, sorriso.

4)       ZELO PELA JUSTIÇA E RETIDÃO:
(Mt 21.12,13 - E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões)


COMO A BENIGNIDADE E BONDADE SÃO PRODUZIDAS

1)       QUANDO RECONHECEMOS A BONDADE DE DEUS:
Se quisermos produzir benignidade e bondade, precisamos meditar na benignidade e bondade de DEUS. (Sl. 23 / 33:5 / 107 / 136). O nosso louvor deve ser parte desta contemplação. Quando exaltamos a DEUS, contemplamos a Sua bondade. Diante dela, eis o que nos cabe fazer: meditar nela, esperando que ela nos penetre.

2)       QUANDO RECONHECEMOS QUE A BONDADE DE DEUS NOS ALCANÇOU E CONTINUA NOS ALCANÇANDO:
Quando achamos que somos o que somos porque somos esforçados, não produzimos bondade. Ao contrário, quando nos lembramos que é a bondade de DEUS que permite que estejamos vivos e ativos (Lamentações 3.22 - O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim), nosso compromisso muda. Quando recordamos que Ele nunca se cansou de nós, nem se cansa de nós, nossa disposição muda.

3)       QUANDO DEIXO DE SER MORALISTA:
O moralista tem dois pesos: um para si mesmo, brandíssimo, e outro para o próximo: severíssimo. O moralista produz justiça para os outros, nunca bondade, a não ser para si mesmo; bondade para si mesmo não é bondade, é auto-indulgência.

4)       QUANDO ME PROPONHO A SER UM PERFUME DE CRISTO:
Fp. 4:18 - Aqui está o meu recibo de tudo o que vocês me enviaram e que foi mais do que o necessário. Tenho tudo o que preciso, especialmente agora que Epafrodito me trouxe as coisas que vocês mandaram, as quais são como um perfume suave oferecido a Deus, um sacrifício que ele aceita e que lhe agrada.
Podemos pensar as nossas vidas como sendo frascos de perfume. Enquanto o perfume está fechado, não passa de um frasco de perfume. Ninguém sabe qual é o seu cheiro. Às vezes, o frasco é lindo. Às vezes, a marca é charmosa. Há muitos cristãos-frascos. Precisamos ser cristãos-perfumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário