RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

sábado, 7 de maio de 2011

ESBOÇO DE MENSAGEM CEDIDO PELO COOP. ANDERSON DORNELES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM COLOMBO/PR




TEMA: ADORAÇÃO VERDADEIRA

Leitura Bíblica: Salmos 95.6 – “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”.

Introdução:
As pessoas nos dias de hoje, pensam que há muitas maneiras de adorar a Deus, desde a adoração mais tradicional até a mais moderna... Desde a mais carismática até a muito enfadonha; as igrejas de hoje oferecem todas estas formas, maneiras de adoração.
Esta grande variedade de adoração tem embaraçado o verdadeiro significado da adoração. Pode você ter se perguntado um dia sobre o que é adoração? No Antigo Testamento, adorar é traduzido da palavra hebraica SHAJAH. No livro de Daniel, traduz-se da palavra aramaica SEGAD.
SHAJAH, segundo o dicionário Expositivo VIM, significa baixar-se, inclinar-se como alguém se inclina em homenagem diante de um rei ou uma divindade.
            Para os hebreus, adorar significa inclinar-se de bruços em humildade e submissão diante de algum ser honrável. A Bíblia nos diz que pessoas expressam a sua adoração inclinando a sua cabeça “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lucas 18.13); Dobrando o joelho “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 3.14); Prostrando o corpo “E os vinte quatro anciãos (...) prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus” (Apocalipse 11.16).
            Quando o rei Nabucodonosor quis que o povo adorasse a estátua que tinha feito, o arauto gritou para todos: “Quando ouvirdes o som da buzina (...) prostrar-vos-eis. Os três jovens (Sadraque - Hananias, Mesaque – Misael, e Abednego - Azarias) disseram que não se prostrariam, adorariam outros deuses a não ser o Deus Todo Poderoso, o Deus de Israel.


“Deus é digno de nossa adoração”

1. Qual a adoração que agrada a Deus?

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:23).
            Deus procura verdadeiros adoradores. Ele os busca porque há muitos que o adoram da maneira que ele quer. É certo que muitos querem ser salvos. Muitos louvam ao Senhor, gritam aleluia. Mas lamentavelmente, muito poucos adoradores que Deus encontra os que adoram como Ele quer.

1.a – Adoradores mecânicos: As plantas fazem exatamente o que Deus quer que elas façam. Elas respondem a Deus ao dobrar seus ramos e inclinar suas cabeças quando Deus faz soprar o vento. Os adoradores mecânicos honram e adoram a Deus mas, fazem tudo isso sem sentido, sem entendimento ou sem nenhum desejo, são automáticos. Adoramos mecanicamente quando cumprimos os ritos sem pensar e sem sentir; Adoramos mecanicamente quando cantamos ou oramos por mero costume; Adoramos mecanicamente quando nossas palavras ou atos de adoração não estão unidos à nossa mente. Adoração mecânica é dar glórias a Deus simplesmente por dizer. Na verdade Deus se agrada quando as flores respondem a ele ainda que não sintam nem escolham fazer isso. Mas Deus não se agrada quando os movimentos mecânicos de nossos lábios, de nossas mãos se pronunciam ou se levantam para adorá-lo. Deus não faz caso dos que adoram a Ele mecanicamente.

2.a – Adoradores espirituais: Infelizmente quando Adão comeu do fruto que não deveria ter comido, a vida que gozava em seu espírito morreu. Ele experimentou em seu espírito uma morte absoluta e profunda. (Romanos 5.12 - “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”). Para podermos adorar a Deus em espírito, temos que reverter à decisão de Adão. Ele deixou de crer em Deus e creu em si mesmo. Em Romanos 8.10 diz: “E, se Cristo está em vós, o corpo na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.”
            O mais profundo de nosso espírito produz adoração que agrada a Deus. Ele quer que nos prostremos sobre nossos rostos diante dele, reconhecendo a nossa indignidade e desejando-o em nossa vida.
            Adorar ou prostrar-se em espírito é quando reconhecemos a grandeza de um rei. Rendo-me a ti Senhor! Quando estamos prostrados em espírito, prostramos nossa vontade, nossas atitudes e nossos anseios. Adorador espiritual quando adora, diz ao Senhor: “Seja feita a tua vontade, e não a minha. Que a tua vontade a minha sejam uma.” Se verdadeiramente adoramos a Deus, damos a Ele o controle completo de tudo. O adorador espiritual quando se prostra ao Senhor, reconhece que é indigno, reconhece que é pecador e que somente através de Deus alcança misericórdia.
  • História de uma mãe que colocou o seu filho de castigo;

2. Por que devemos adorar a Deus?

Devemos adorar ao nosso Deus pelo que Ele é, pois nosso Deus é soberano, nosso Deus é maravilhoso, nosso Deus é fiel, é justo, é o criador de todas as coisas, etc.
Devemos adorar a Deus porque um dia Ele enviou o seu filho Jesus Cristo para que viesse a este mundo pecaminoso, e se cumprindo a profecia de Isaías, que disse que Jesus levaria sobre si os nossos pecados para nos dar a salvação.
Devemos adorar a Deus porque quando formos para a eternidade, nosso espírito estará livre para adorar.
Ah Deus, se dado toda a honra, glória e louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário