RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

sábado, 23 de janeiro de 2010

DISCIPULADO - CONHECENDO A DEUS

CONHECENDO A DEUS




“Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós.”

(Tiago 4.8a).



“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”

(1 Coríntios 8.6)



Existe um Deus, Pai. A existência de Deus é um fato incontestável. Negar a Deus é tolice – tanto como alguém querer negar a existência do sol, porque não o vê, por estar encoberto com nuvens, ou o vento que não se vê. A Bíblia diz: disse o louco no seu coração: não há Deus (Salmos 14.1) e ainda em Salmos 10.4 diz: por causa do orgulho, o ímpio não investiga, todas suas cogitações são: na há Deus.

Conforme o que está escrito em Efésios 2.12 - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo, no tempo que nós não éramos crentes, vivíamos sem Deus no mundo. Por isso todo novo crente deve, imediatamente, após aceitar a Cristo como Salvador de sua vida, começar a conhecer o seu Senhor. É sempre nesta ordem: primeiro, vem o ato de fé, depois, a busca do conhecimento de Deus. Do ponto de vista humano, nós teríamos de conhece-lo bem antes para depois crer nEle, mas no caso do cristão é diferente, ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus.

Deus deseja que agora entreguemos a Ele todas as áreas de nossas vidas e confiemos plenamente nEle e isso só é possível, se conhece-lo bem, então, tenhamos o desejo de obter todos os dia o conhecimento divino. Nesta lição estudaremos sobre este Deus, e esperamos que esta aprendizagem dure por toda nossas vidas.

CONHECENDO A DEUS ATRAVÉS DE SUAS QUALIDADES

Deus tem muitas qualidades, através das quais Ele se identifica com os homens, e, ao mesmo tempo, torna-se diferente de todos os seres espirituais. Você descobre quais são as qualidades de Deus, ao conhecer os seus nomes. Por que conhecer o Senhor pelo nome? No caso de Deus mais do que o conjunto de letras do português ou de qualquer outro idioma. É o nome que revela aos homens as qualidades do Criador, além disso, é uma maneira de se responder quem é o Todo-Poderoso.

 O seu nome deve ser invocado na adoração. Ler Gênesis 12.8.

 O seu nome deve ser temido. Ler Deuteronômio 28.58.

 O seu nome deve ser louvado. Ler 2 Samuel 22.50.

 O seu nome deve ser glorificado. Ler Salmos 86.9.

 O seu nome não pode ser tomado em vão. Ler Êxodo 20.7.

 O seu nome não pode ser profanado, nem blasfemado. Ler Levítico 18.21 e 24.16.

 O seu nome deve ser santificado e bendito. Ler Mateus 6.9.

Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:

1. Deus – quando você o encontra no texto bíblico, ele fala do seu poder criativo e total.

2. Senhor ou Jeová – é Deus relacionado com as pessoas, para ajuda-la e salva-las. O vocábulo Deus, com outras combinações, como: altíssimo, suficiente, eterno, conosco, revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira de agir entre as pessoas.

3. Senhor – no sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade do seu povo.

4. Pai – mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por Ele e estão debaixo de proteção.

CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DOS ASPECTOS DE SEU CARÁTER

Você também conhece a Deus, ao estudar o que Ele é em si próprio, e em relação ao universo e aos seres por Eles criados. Tudo isso é chamado atributos divinos, ou seja, aspectos do seu caráter. Existem aspectos que só Deus possui e nada há que os lembre nos outros seres criados por Ele.

1. Soberania: significa que Deus é “chefe”, maioral ou supremo. Ler o Salmos 103.16.

2. Eternidade: nunca houve um tempo que Deus não existisse. Ele não teve princípio e jamais terá fim, não se limita ao tempo, porque Ele é eterno, vê o passado, presente e o futuro contempla de modo claríssimo. Ler Isaías 44.6

3. Onisciência: Deus possui todo o conhecimento que existe, nada o pega de surpresa. A onisciência de Deus permite que Ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ler Hebreus 4.13.

4. Onipresença: significa que Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço, ninguém pode se esconder de sua face. A presença do Senhor deve ser experimentada a todo tempo, para receber as suas bênçãos de uma maneira real.

5. Onipotente: para os homens que são limitados, é difícil compreender ou calcular a onipotência de Deus. Ele tem poder ilimitado. Ler Lucas 1.37. Deus não pode ser impedido por ninguém, quem quer que seja, por isso Ele fala e cumpre!

6. Imutável: jamais muda em sua natureza. Será sempre justo e verdadeiro. Ler Números 23.19.


CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DA SUA NATUREZA


1. Verdade: Deus não só pratica a verdade e tem atitudes e palavras que perfeitamente condizem com a verdade, mas Ele é a própria verdade, a verdade é a substância da Sua Pessoa, por isto Ele é chamado Deus verdadeiro. Ler João 16.13, 1 João 5.6 e Jeremias 10.10. Além disso Ele é a fonte da verdade, por isso Ele é chamado “Deus da verdade”.Ler Salmos 31.5.

2. Santo: A Bíblia diz que seu nome é SANTO , ler Salmos 99.3, só no livro de Isaías este nome é pronunciado 30 vezes, ler Isaías 57.15.

3. Amor: A Bíblia não só diz que Ele ama a humanidade, mas que Ele é amor. Ler 1 João 4.8 e 16, isto é, que o amor é a própria substância do eterno Deus.

4. Retidão: é impossível Deus fazer algo errado, por causa da sua retidão e Ele exige retidão em todos os que desejam estar em sua presença. Ler Mateus 5.48.

5. Justiça: Deus jamais age com desonestidade, a justiça Divina é manifestada no livramento do inocente, na condenação do pecador, no perdão pra quem se arrepende, no castigo do ímpio, na salvação do homem e na vitória às causas do seu povo. Ler 2 Timóteo 4.8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário