RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

domingo, 24 de janeiro de 2010

DISCIPULADO - CONHECENDO A SALVAÇÃO

CONHECENDO A SALVAÇÃO
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”
( Atos 4.12 )


QUANDO NOS APROXIMAMOS DE DEUS, ELE AGE DE QUATRO MANEIRAS A NOSSO FAVOR:

1-PERDOA:
É a exoneração (desobrigar, livrar ) da pena pelas ações pecaminosas do homem
(1 Jo 1. 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado)

2-JUSTIFICA:
Ato mediante o qual, com base na obra justa e satisfatória de cristo na cruz, deus declara os pecados condenados, livres de toda a culpa do pecado e das suas conseqüências eternas.
Hb 10. 14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.15 E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver dito: 16 Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta: 17 E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades. 18 Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado. 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; )

3-REGENERA : É a obra do espírito santo que, por meio de cristo, dá nova vida à pessoa que estava morta em pecados e transgressões.
2 Co 5. 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
AP 22. 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.
1 Ts 4. 3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra,
Lv 20. 7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.

4-ADOTA: Obra divina pela qual a pessoa é justificada por meio da fé em Cristo e é recebido na família de deus com privilégios de filho.
Ef 2. 19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
Hb 2. 10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles.
11 Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12 dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E ainda: Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu.
14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo;
15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.
16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão.
17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo.
18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
A salvação é a maior benção que o ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a principal experiência espiritual. A salvação é o tema principal da Bíblia, todo o crente deve conhece-la bem e falar dela aos que ainda não aceitaram a Cristo, para que também sejam salvos.

O QUE É A SALVAÇÃO?
A princípio, pode-se afirmar que ela é o resultado da morte expiatória de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, que livra o homem da condenação eterna causada pelo pecado. A salvação é:
1. Um ato soberano de Deus: A salvação é a demonstração do grande amor de Deus em favor da humanidade, condenada pelo pecado, e ela é um ato da soberana vontade de Deus, que em Jesus, seu filho, nos reconciliou consigo mesmo.
2. Um ato da infinita misericórdia de Deus: Porque é dada graciosamente, mediante a fé, e não através dos nossos méritos ou boas obras. É preciso saber também que a nossa salvação custou um alto preço: o sangue de Jesus Cristo, porém aos homens foi concedida graciosamente por Deus Pai, jamais poderíamos pagar tal resgate para a nossa salvação, pois ela não depende de qualquer mérito humano( Ler Efésios 2.8,9).

A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO
1. Porque todos nós somos pecadores: Como o pecado entrou no mundo? Pela desobediência de Adão. Esta desobediência afetou toda a criação, a qual geme e chora sob o peso da maldição, e por ele entrou o morte no mundo, a sua desobediência originou o pecado e condenou a morte toda a sua geração.
2. Por causa da herança do pecado: Que herança é esta? A morte(Ler Romanos 3.23/5.12/6.23), esta é uma revelação terrível “a morte passou a todo o ser humano”, deste modo o pecado em si é esta herança maldita deixada a todos os homens. Como escapar desta condenação? Pela vida eterna em Jesus que é a salvação. Leia João 5.24. Não precisamos mais temer o juízo final, pois Jesus, mediante a sua morte na cruz, condenou o pecado e concedeu a vida eterna a todos quantos nEle crer.
3. Os efeitos do pecado:
a. A autojustificação: tipificada nas vestes de folha de figueira, ao perceber que tinham pecado (Gênesis 3.7).
b. O medo: Gênesis 3.8-10 registra pela primeira vez que a criatura, ao ouvir a voz do criador, sentiu medo e escondeu-se.
c. A morte: O homem retornaria ao pó da terra, do qual havia sido formado (Gênesis 3.19).
d. A expulsão do Éden: para que não comesse da árvore de vida e vivesse eternamente no pecado (Gênesis 3.22,23).
e. Violência e homicídio: Caim foi o 1º homicida e matou seu irmão Abel (Gênesis 4.8), desde então a violência tem sido constante.
f. Enfermidades.

ASPECTOS DA SALVAÇÃO
1. Justificação: Ler Jó 9.2. O homem morto em seus delitos e pecados, jamais se justificará perante ao Senhor, porém, mediante a morte expiatória e substitutiva de Jesus, tornou possível a justificação do pecador.
2. Regeneração: Trata-se de uma mudança de condição: antes, no pecado, o homem era inimigo de Deus e servo do diabo; agora, feito justo, pela justiça de Cristo que lhe foi concedida, ele se torna membro da família Divina.
3. Santificação: Uma vez restaurado à comunhão com Deus, o homem abandona as práticas pecaminosas do passado e separa-se (santifica-se) para o serviço do Senhor. A Santificação é um ato do Espírito Santo, no interior do crente, que se refere nos seus atos exteriores (ler 2 Coríntios 5.17).

Portanto, justificação, regeneração e santificação são os três aspectos da salvação plena em Cristo Jesus. Pode-se então, afirmar que os resultados da salvação resumem-se em:
1. Possuir um fé viva em Cristo (Gálatas 2.20/3.11).
2. Obter vitória sobre o mundo e o pecado (1 João 5.4,5).
3. Tornar-se membro da família de Deus (Efésios 2.19).
Ler Marcos 16.15, e aprenda que você está incumbido desta tarefa gloriosa, não importa se você não foi batizado nas águas ou no Espírito Santo, você é um discípulo de Jesus e deve cumprir o que ele ordenou.
Comece a evangelizar as pessoas com quais você se relaciona e fale do grande amor de Deus. Peça que Deus te ajude a ganhar o maior número de almas para Cristo.