RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

sábado, 30 de janeiro de 2010

ESTE ESBOÇO FOI NOS DADO PELO PR. JOSÉ CARLOS DA SILVA, PASTOR PRESIDENTE DAS ASSEMBLÉIA DE DEUS EM FAZENDA RIO GRANDE/PR

VINHO, LEITE, ÁGUA, PÃO E GORDURA.


Is 55.1,2 Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei, sim vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.


Os principais alimentos dos povos da Bíblia e seus significados principais.

Int. Nos tempos bíblicos o sustento do povo não era arroz, feijão, macarrão, lingüiça, carne como atualmente, salada. Os alimentos principais eram frutos e frutas do deserto, carne de caça, vinho, leite, manteiga, queijo, água, pão sem fermento e gordura de animais. Não iam a restaurante, bares, lanchonetes. Só comiam em casa ou em alguma festa. Quando a festa era de cunho geral (colheitas, asmos...) , cada um levava sua comida, mas quando era um casamento, comia-se o que se dava na festa..

VINHO. Significava alegria e remédio. Lc 10.34 o bom samaritano deu ao homem que havia sido assaltado, azeite e vinho para curar as feridas. I Tm 5.23 não beba mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
O vinho tinha funções também no serviço sacerdotal – Lv 23.13 (ler).

LEITE. Vigor, força e crescimento. O leite era um importante alimento do oriente. Usavam leite de cabra, ovelhas, vaca, camela (era mais forte, porém doce). Era comido como coalhada, queijo, manteiga ou puro, sem ferver e tomava-se em pratos. Espiritualmente o leite é o alimento do crente novo que precisa de força para vencer e para crescer. Se dermos a uma criança algum alimento que ela não consiga comer vai acabar morrendo de fome ou excesso. I Co 3.2a ..com leite vos criei... I Pe 2.2 (ler)

ÁGUA . Purificação. Podia-se ficar sem comida, porém sem água era impossível. Ex 17.1-3 (ler) eles não reclamaram de fome, mas de sede. Ficar sem água é muito pior que ficar sem comida.
A água era usada para limpeza sacerdotal, Ex 30.17-20.. havia uma pia de cobre e todo sacerdote que quisesse entrar no lugar santo tinha que lavar-se antes. A água também era símbolo de purificação espiritual para o povo, Ez 36.25 (ler).

PÃO. Alimento e sustento. Era feito de farinha de cevada ou de trigo. Mais parecia um bolo pesado, pois normalmente não tinha fermento, se fosse comido no mesmo dia, ou com fermento se precisasse durar um pouco mais. Era bem pesado e sustentava. II Re 4.42-44 mostra que um pão sustentava uma média de 5 pessoas. O pão era também usado no cerimonial sacerdotal e era chamado de pão da proposição ou pão consagrado ao Senhor, Ex 25.30 (ler).

GORDURA. Sacrifício. Era um alimento proibido para o povo. Deveria ser oferecido como queimado no altar para que subisse a fumaça diante de Deus. Mais tarde o povo desobedeceu a Deus e começou a comer normalmente como se fosse um alimento autorizado. A gordura era um elemento muito importante no cerimonial dos sacerdotes, Nm 18.17.