RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ESTA MENSAGEM FOI PREGADA NO BRASIL PARA CRISTO EM ITAPETININGA/SP, NO PR. NILSON

COMO RESTAURAR OS VALORES PERDIDOS NO LAR
(LC 15:8,9)
INTRODUÇÃO: Este capítulo é o capítulo das coisas perdidas, não vou entrar na parte da explicação de que estas 3 parábolas não são separadas, mas fazem parte de um só contexto, ou seja, 3 partes, 3parábolas, 1 só história, em outra oportunidade explicaremos o porquê destas três parábolas fazer parte de um mesma história, hoje quero falar sobre esta parte desta história, a segunda parte dela.
A primeira parábola, ou primeira parte desta mensagem pregada por Cristo, fala de algo que se perdeu perto de casa(ovelha), a última ou terceira parte desta história, fala de algo que se perdeu longe de casa(filho pródigo), mas nesta segunda parte fala de algo que se perdeu dentro de casa.
Então já começo este sermão de hoje dizendo, que muitos lares perderam os valores morais, familiares, cristãos dentro da própria casa, e Deus hoje quer restaurar aquilo que se perdeu de valores dentro de sua casa.
CONTEXTO HISTÓRICO: Uma mulher judia ao se casar, ganhava de sua mãe ou "passadora de geração" uma tiara ou colar, contendo dez dracmas simbolizando a perfeição da sua vida(existem 4 números ligados a perfeição são estes: 3,7, 10, 12, e o 10 significa perfeição ordinal ou orgazicional), É o próprio noivo quem se ocupa de ataviar a noiva. Se ela não está ataviada (com o colar) não pode se apresentar diante dele. Seria uma vergonha para a noiva sair nas ruas sem o colar com as dracmas, pois estaria sem o adorno que a faria reconhecida como noiva daquele com quem estava desposada. Ela seria repudiada pelo noivo, bem como a mulher casada em todas as festas importantes em Israel era honroso ao marido, uma mulher sair com o colar com dez dracmas, isto mostrava que esta mulher era motivo de honra ao seu marido, então um colar falatando dracmas era vergonhoso para toda a família daquela mulher. O detalhe importante é que 10 dracmas financeiramente não tinha kase valor, comparava-se a 10 dias de trablaho de um trabalhador comum, mas para as mulheres este colar era símbolo de honra, respeito, dedicação ao marido. Sua família pode não valer muito para outros, mas pra você tem que ser tudo.

COMO RESTAURAR OS VALORES PERDIDOS NO LAR?
1º)ACENDE A CANDEIA: VS. 8
Acender a candeia tem vários significados e aplicações, porém quero falar somente de 3 exemplos ou aplicações sobre a candeia:
1.A candeia  faz-nos perguntar: QUANTO VALE SUA FAMÍLIA? Por que? É interessante que, para uma família pobre como a da parábola, que, de dia, precisava acender uma candeia dentro de casa (o que atestava a simplicidade da residência que não possuía janelas), o próprio fato de acender candeia (o consumo de azeite) já seria um gasto maior do que o da própria dracma (como já dissemos, esta moeda grega equivalia ao denário romano, o salário correspondente ao pagamento de um dia de trabalho de um trabalhador médio), mas ela não se preocupou com o gasto, ela queria recuperar .
Por isso que lhe pergunto quanto e o que você tem gasto  com e/ou pela sua família?
Você tem investido tempo nela, mesmo que isto esteja te custando outras coisas? Lembre-se: Tudo aquilo que tem significado em nossas vidas, exige que dediquemos muito tempo. 
Outros investimentos amor, carinho, paciência, bondade, atenção....
2.A candeia nos ensina: A PALAVRA DE DEUS É A SOLUÇÃO. Salmos 119:105 - Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho”. Se você não sabe como solucionar problemas de rebeldia, desobediência, brigas ou contendas, ira, discórdia, murmuração, inimizades e porfias, invejas, dissenções dentro do seu lar, eu te aconselho a acender a luz da Palavra dentro de sua casa, com a Palavra tudo se manifesta, pois ela é capaz de discernir até as intenções do coração, coloque a Palavra como luz em sua casa...
3.A candeia nos alerta: SEM ÓLEO NÃO ACENDE. Não adianta ter candeia se não tem óleo, então não adianta ter Palavra se não tiver a unção que dá inspiração para ensiná-la.

Esse óleo aponta para o Espírito Santo de Deus, a Bíblia revela-nos uma diversidade de manifestações do Espírito Santo, como: fogo, pomba, rio, chuva, orvalho, óleo...
O fogo no pavio depende de óleo na vasilha, quando não há óleo, a candeia não brilha, e se a candeia não brilhar não se acha nada.
Ao acender a candeia a mulher pode percerber que a casa estava suja demais e que só limpando ela poderia achar, quando chega a Palavra em um lar além de restaurar o que foi perdido, ainda dá uma geral de limpeza na casa, oh glória a Deus!

 2º)VARRE A CASA:VS.8
Acender a candeia em um de seus significados significa a Palavra de Deus pregada ou ensinada, varrer a casa significa APLICAR A PALAVRA.
 A candeia mostrou que estava suja a casa(A pregação e o ensino da Palavra nos mostra como somos), e por isso começou a varrer(A aplicação da Palavra nos modifica para melhor)
Quantos cultos sobre família você já foi em sua vida? Quantos cultos sobre vitória você já foi em sua vida? E por que você ainda não foi abençoado? Fácil a resposta hein? É porque você não aplica aquilo que você ouviu e entendeu, Deus quer restaurar os valores perdidos em sua casa, mas você tem que começar a aplicar a Palavra de Deus nela.
Varrer significa aplicar a Palavra em sua vida, quantos cuktos você jpa foi que o pregador ou ensinador através da Palavra falou pra você orar com a sua família? E você tem orado com ela? Quantas vezes você já não ouviu e leu Efésios 6:1-4? E você tem vivido e/ou aplicado este texto?
Comece hoje a fazer uma faxina em seu lar, aplique a Palavra de Deus em sua casa

3º)BUSCA COM DILIGÊNCIA:VS.8
A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar; diligens (diligente) significa aquele que ama. A virtude da diligência consiste no carinho, alegria e prontidão (diferente de pressa) com que pensamos no bem e nos dispomos a realizá-lo da melhor forma possível.
Este conceito é uma mensagem a parte, porque ela não procurou por desespero, nem por interesse, nem por vergonha, mas por AMOR.
A palavra buscar, olha que interessante os sigificados dela no grego: fazer pesquisa para descobrir ou aprender sobre, esforçar-se para executar algo.
Buscar com diligência nos ensina: DESCUBRA ONDE ESTÁ O PROBLEMA E ESFORÇA-TE PRA ACABAR COM ELE. Pare e analise o que você e sua família estão assistindo na TV, o que estão fazendo na internet, o que estão falando(palavras que não edificam, murmuração, calúnias), analise quem vai em sua casa frequentemente(fofoqueiros, caluniadores, murmuradores), lembre-se: O que entra em sua casa, determina o que sai dela! Então não deixe que entre em sua casa coisas que tragam maldição, seja diligente nisso, não apenas uma semana, um mês, um ano, mas sempre, que seja uma conduta sua.

4º)ATÉ ACHAR:VS.8
NÃO DESISTA! Só assim você restaurará os valores perdidos em seu lar, valores como educação e respeito(filhos que xingam e/ou desrespeitam seus pais, pais que humilham seus filhos, marido que humilha sua mulher e vice-versa...), valores como culto doméstico, valores como consideração, carinho, amizade, verdade...

5º)NÃO DEIXE DE CELEBRAR A SUA VITÓRIA:VS.9
 Seja grato pela restauração dos valores familiares e celebre com seus amigos a Deus. Pessoas dão festas por motivos tão banais, mas quando há uma restauração familiar, não se celebra, este texto mostra que qualquer restauração na família é motivo de festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário