RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PARA MEDITAR, POSTAGEM DO GRANDE AMIGO PR. WILSON THINONIN DO BRASIL PARA CRISTO EM LONDRINA/PR

SERÁ QUE VAI DAR CERTO?



Ora veja só que pergunta? Até nos parece piada. Neste tempo em que todos estão dizendo que não há dúvidas, vai dar certo, com certeza você vai conquistar, basta ter fé, a fé move montanhas, tudo é possível àquele que crê. Todas estas palavras dentro do contexto correto são verdades absolutas, porém tiradas de seu contexto, tornam-se perigosas e muitas vezes fatais para pessoas que estão com suas fibras emocionais destroçadas pelo sofrimento atroz, ano, após ano. Será que é assim mesmo, ou existe algo a mais que deveríamos examinar? A narrativa de João 21.1-14, nos dá a nítida impressão de que as coisas não são assim tão fáceis.
1º) nos versos 3 e 4, encontramos sete dos discípulos de Jesus reunidos, quando um deles, chamado. Pedro, tem então a idéia de voltar às redes, quem sabe a fim de tirar de sua cabeça o estresse vivido nos últimos dias e poder repensar a vida ou até desistir da pesca milagrosa de vidas humanas. A despeito de sua larga experiência em pescaria, passa-se a noite, e nada de peixe, nem se quer um lambarizinho. O que estava acontecendo? Simples: Não obstante serem discípulos do filho de Deus, o seu mestre precisava ensinar-lhes uma tremenda lição de vida e de dependência em sua palavra. Então, o insucesso deles não estava em outro lugar a não ser na ordem que Deus deu aos peixes que não entrassem naquela rede. Porventura muitas das vezes não tem acontecido o mesmo conosco em diversas ocasiões?
2º.) No verso 5, sem que eles percebessem surge na beira da praia uma pessoa a quem eles não reconhecem, que lhes grita dizendo:" - Moços, vocês pescaram alguma coisa?" - ou como se fosse outro pescador: "- Ei, rapazes, pescaram, apanharam algum peixe?" Jesus sabia o que estava fazendo. Ele os leva a confessar a mais triste experiência de um pescador - não pescar nada. O texto continua: - Nada - responderam eles. Que coisa séria isto, não? Quantas vezes a resposta demora tanto a vir, que parece que Deus está longe demais para nos ouvir. Os discípulos não sabiam o que estava acontecendo, mas era Jesus dando-lhes a última e a maior pescaria da vida deles. Não é uma questão de ter fé, ou não, assim como ter a pretensão de determinar o que Deus deve ou não fazer, o que temos a fazer é reconhecer que muitas das vezes estamos fora do propósito de Deus e por isso ele não responderá, ainda que venhamos a insistir com Ele.
3º) Para que tanta preocupação? Vai dar certo sim. No verso 6 nós encontramos o mestre, até então desconhecido dos discípulos pescadores, dando-lhes uma sugestão: Ele disse: “-Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês encontrarão peixe”. Engraçado, onde estavam longe, ou sempre estiveram ali bem ao lado deles, e eles não conseguiram pegar nenhum? O texto diz que eles fizeram a coisa mais certa de suas vidas: OBEDECERAM. Eles lançaram... O resultado de obedecer mesmo sem entender nada do que esta acontecendo é o caminho mais perto para alcançarmos a vitória. Quantas vezes desprezamos o conselho do desconhecido, do irmão da mão grossa lá da roça, da idosa de três dentes, do diácono de todos os momentos, enfim sabemos pescar, porque ouvir a outros? Pois foi bem ai que os discípulos tiveram a grata surpresa de rever mais uma vez seu mestre ressurreto em mais um de seus maravilhosos milagres. O resultado foi este: “e não conseguiram recolher a rede, tal era a quantidade de peixes”. Se tivermos Fé e obediência à palavra de Deus, seremos com certeza surpreendidos a cada momento, com milagres e respostas tremendas da parte de Deus. Ao chegarem à beira da praia os discípulos foram surpreendidos com peixe assado nas brasas e pão. Enquanto eles lutavam para pescarem qualquer coisa, a mesa já estava servida na praia. Nunca devemos entrar por portas que Deus não tenha aberto para nós, esperemos com paciência, Ele sabe o que é melhor para nós.
Diz uma linda canção: Não o que quero ser, nem onde quero ir, pois quem sou eu o meu caminho a escolher, meu pai escolherá, Ele sabe o melhor, por onde guie-me, irei. Não se apresse, vai dar certo. Sl 40.1. “Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.
O salmista já sabia da lei da dependência absoluta de Deus. Façamos o mesmo e as coisas não serão tão penosas para nós como foram, quem sabe para os discípulos. Muitas vezes não é falta de fé, é dependência naquele que da a direção tanto a nós quanto às circunstâncias.






por Pr. Ivan Nunes - Presidente do Conselho Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário