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domingo, 14 de fevereiro de 2010

ESTUDOS BÁSICOS DE TEOLOGIA POSTADO POR JULIO DORNELES

RESUMÃO DO ANTIGO TESTAMENTO


PENTATEUCO E LIVROS HISTÓRICOS:



Pentateuco: Gênesis - Gn, Êxodo - Ex, Levítico - Lv, Números - Nm, Deuteronômio - Dt. (fala de preparação de Israel para Canaã).

Restante: Josué - Js, Juízes - Jz, Rute - Rt, I II Samuel - I e II Sm, I e II Reis - I eII Rs,  I eII Crônicas - I e II Cr, Esdras - Ed, Neemias - Ne, Ester - Et. ( fala da ocupação de Canaã por Israel até o fracasso e exílio da nação).

Nos primeiros nove livros(Js a II Cr), a nação inteira se encontra em Canaã. Nos três restantes(Ed a Et), só um pequeno remanescente se acha na terra, então:

Preparação: Gn, Ex, Lv, Nm, Dt.

Ocupação: Js, Jz, Rt, I e II Sm, I eII Rs, I e II Cr.

Expulsão: Ed, Ne, Et.

LIVROS PROFÉTICOS:

Maiores: Isaias - Is, Jeremias - Jr, Lamentações - Lm, Ezequiel - Ez, Daniel - Dn.
Menores: Oséias - Os, Joel - Jl, Amós - Am, Obadias - Ob, Jonas - Jn, Miquéias - Mq, Naum - Na,  Habacuque - Hb, Sofonias - Sf, Ageu - Ag, Zacarias - Zc, Malaquias - Ml.



LIVROS POÉTICOS:
Jó, Salmos - Sl, Provérbios - Pv, Eclesiastes -Ec, Cantares - Ct

Jó, fala da benção por meio do sofrimento.

Salmos, fala do louvor por meio da oração.

Provérbios, fala da prudência por meio do preceito.

Eclesiastes, fala da verdade por meio da vaidade.

Cantares, fala da felicidade por meio do amor.


POESIA HEBRAICA
Paralelismo: Em 1753 Robert Lowth classificou os paralelismos em:

SINONÍMICO OU COMPLETIVO: vem da expressão sinônimo, repete idéias idênticas ou semelhantes, usando palavras diferentes, o segundo verso repete com sinônimos o pensamento do primeiro. Ex: Sl. 15:1 /19:2 / 2:4 /24:1/ 113:7 /38:18 /117:1.

ANTITÉTICO OU CONTRASTANTE: apresenta um contraste entre idéias ou imagens, usa uma segunda frase expressando idéia contrária a primeira, o realce é pelo contraste. Costuma ter uma conjunção adversativa(mas, porém, contudo...) Ex: Sl. 1:6 /71:7 /115:5 / 30:5 / 32:10 / 37:10,11.

SINTÉTICO OU CONSTRUTIVO: uma segunda frase complementa a primeira, ou seja, o segundo verso amplia a idéia do primeiro, como construção oferecendo ambas um pensamento completo. Ex: Sl. 19:7 /52:9 /145:18 /97 / 103 /92:12.

EMBLEMÁTICO OU SIMBÓLICO: uma linha serve como ilustração paralela do ensinamento real a outra, os tradutores simplificam a expressão usando palavras de comparação(assim, como). Ex: Sl 103:1.

CLIMÁTICO: uma segunda frase utiliza palavras da primeira e as completa. Ex:Sl 29:1 / 121:1,2.

ACRÓSTICOS OU ALFABÉTICOS: é uma composição poética, na qual o conjunto das letra iniciais( as vezes mediais ou finais) dos versos, compõem verticalmente uma palavra ou frase. Ex: Bússola, Inspiração, Bálsamo, Luz, Instrução, Alimento(BÌBLIA).

SALMOS
Psalmos(pl. psalmoi): poema para ser cantado com instrumento de cordas.
Vb. Pssalo: tocar instrumento de corda, também psaltérion: saltério.
Esta palavra foi usada pela primeira vez como título geral para esta coleção de poemas hebraicos no séc. III a.C, na Septuaginta.Tehilim no hebraico: louvores, outro título é Tefilot: orações.(Sl. 72:20).

DATAS E AUTORES.

Autor: Davi

Número de Salmos: 73

Dados do Autor: Rei de Israel



Autor: Asafe

Número de Salmos: 12 (50, 73-83)

Dados do Autor: Célebre músico de Davi, descendente de Gerson da tribo de Levi.



Autor: Filhos de Core

Número de Salmos: 11 (42-49, 84,85,87)

Dados do Autor: Eram descendentes de Core da peregrinação no deserto com Moisés(Nm. 16:1). Uma família de cantores e compositores nomeados por Davi p/o serviço do templo. Devendo guardar as portas e cantar nas celebrações(I Cr. 9:19-31)


Autor: Salomão

Número de Salmos: 2 (72, 127)

Dados do Autor: Filho de Davi, 3º Rei de Israel


Autor: Jedutum

Número de Salmos: 3 (39- Davi, 62- Davi, 77- Asafe)

Dados do Autor: Pai de músicos de Davi no templo(I Cr. 25:1)



Autor: Hemã

Número de Salmos: 1 (88)

Dados do Autor: Pode ser um filho de Core ou neto de Samuel(I Cr. 6:33 / I Sm. 8:2)



Autor: Etã

Número de Salmos: 1(89)

Dados do Autor: Poderia ser descendente de Merari, regente do templo( I Cr. 6:44 / 15:17)



Autor: Moisés

Número de Salmos: 1 (90)

Dados do Autor: Libertou Israel do Egito


Anônimos

Número de Salmos: 49

Podem ser de qualquer um desses autores, mas supõem-se que sejam a maioria de Davi.


ESTRUTURA DOS SALMOS

I. Livro 1: Salmos 1—41

II. Livro 2: Salmos 42—72

III. Livro 3: Salmos 73—89

IV. Livro 4: Salmos 90—106

V. Livro 5: Salmos 107—150

Duas observações quanto ao esboço acima são dignas de nota: (1) Desde os tempos antigos, os 150 salmos são organizados em cinco livros, tendo cada um, na sua conclusão, uma enunciação de louvor e invocação dirigida a Deus, a saber: Livro 1 — 41.13; Livro 2 — 72.19; Livro 3 — 89.52; Livro 4 — 106.48; Livro 5 — 150.1-6. O salmo 150 não é apenas o último dos salmos; é também uma enunciação de louvor e invocação a Deus; ele é também uma doxologia para todo o saltério. (2) O gráfico a seguir enseja uma visão panorâmica da divisão dos Salmos em cinco livros.


OS VERSÍCULOS NO CÂNON JUDAICO.

“Os Salmos hebraicos têm diferença de versículos em relação ao texto seguido pelos cristãos, porque muitos dos títulos introdutórios dos Salmos são considerados versículos pelos hebreus, enquanto que, para os cristãos, não são incluídos no texto dos Salmos, constando apenas como títulos. Algumas vezes, o versículo hebraico inclui tanto o texto como o título. É importante salientar que os Salmos são o único livro do Antigo Testamento em que temos títulos que constam no texto original e não títulos que foram incluídos posteriormente para facilitação de leitura. Normalmente, nas Bíblias impressas, estes títulos incluídos para facilitação de leitura vêm em itálico, o que não ocorre com os títulos originais dos Salmos” (Caramuru Afonso). Estes títulos, para os judeus, muitas vezes são considerados versículos ou fazem parte dos primeiros versículos de cada Salmo.

Segundo o Doutor J. Sidlow Baxter, os títulos ou epígrafes dos 150 Salmos estão estruturados da seguinte forma:

* Salmos sem epígrafes.............................................................................................. 34 Salmos

* Salmos com epígrafes simples................................................................................ 52 Salmos

* Salmos com epígrafes históricas............................................................................. 14 Salmos

* Salmos com epígrafes que denotam propósito....................................................... 04 Salmos

* Salmos com epígrafes especiais - 39 Salmos (contudo 8 deles contém também epígrafe histórica, portanto, já estão mencionados nesse grupo, dando assim um total de:....................31 Salmos.

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