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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ESTUDOS BÁSICOS DE TEOLOGIA -PROVÉRBIOS; RESUMÃO

PROVÉRBIOS


PROVÉRBIOS: PRO(Em lugar de) VERBA(palavra) O livro da sabedoria prática 1Rs. 4:32(Salomão escreveu 3000 provérbios, no livro de Provérbios existem aproximadamente 450 destes 3000).
O livro de Provérbios, como declara a sua introdução, tem como propósito ensinar as pessoas a alcançar sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, ensina a aplicar e fornecer instrução moral. O título do livro vem originalmente de sua forma hebraica Míshlê Shelomoh ("Provérbios de Salomão"). Como é comum na Bíblia Hebraica, o título hebraico do livro é simplesmente um conjunto de palavras do primeiro verso do livro. Salmos é um livro devocional, Provérbios um livro moral prático.

Autor: Salomão escreveu a maior parte desse livro. Agur e Lemuel contribuíram nas últimas seções.

Data: Salomão escreveu e compilou a maior parte do livro de Provérbios no princípio de seu reinado (cerca de 950 a.C.).

SINOPSE
Para melhor entendermos este livro dividiremos em 3 partes:
Livros: I, II e III.
Livro I: 1 – 9, são compostos de SONETOS que exaltam a sabedoria, formados por 15 sonetos e 2 monólogos.
Livro II: 10 – 24, são compostos de MÁXIMAS prescrevendo a prudência, formados por 375 provérbios e 16 EPIGRAMAS.
Livro III: 25 – 31, são compostos de 7 EPIGRAMAS, 55 provérbios, 13 ditados (de AGUR), os conselhos da mãe de LEMUEL e o acróstico da mulher virtuosa.

SONETOS: O soneto é um poema que se estrutura formalmente em duas estrofes de quatro versos cada, os quartetos ou quadras, e duas estrofes de três versos cada, os tercetos. Os sonetos são poemas métricos, cuja elaboração exige que todos os versos tenham o mesmo número de sílabas poéticas e um padrão definido de rimas. O soneto possui uma estrutura lógica com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, constituída pelo último terceto. Esta última tomou o nome de "chave-de-ouro", porque se constitui como descodificadora do significado global do poema.

EPIGRAMAS: Composição em versos usada a princípio em inscrições de túmulos e monumentos, em memória de feitos e personagens importantes na Grécia antiga. Ganhou caráter satírico com Catulo e Marcial.
Ex: Thaida Quintus amat. Quam Thaida? Thaida luscam. / Unum oculum Thais non habet, ille duos. ("Quinto ama Taís. Que Taís? A caolha. / Ela é cega de um olho, ele dos dois."). Esse epigrama de Marcial ilustra as principais características do gênero: a brevidade por norma, a sutileza sempre que possível e uma ponta de sarcasmo para arrematar os conceitos.
O epigrama nasceu na Grécia como legenda para gravar em pedra, em memória de um grande feito ou para enaltecer algum vulto. Generalizou-se na Jônia entre o final do século VI a.C. e o início do seguinte e depois passou a ser composto para circular por escrito, quando assumiu caráter mais literário.
Meléagro de Gádara, no século I, organizou uma antologia de epigramas de 46 poetas, sob o nome de Stéphanos, obra que se perdeu mas serviu de base para a coletânea de Constantino Céfalas (c. 917), e esta para a Anthologia graeca (c. 980), que contém por volta de 3.700 epigramas de 320 autores. Em Roma, o epigrama tornou-se satírico. Vários poetas, como Catulo, se exercitaram no gênero, mas o maior epigramista latino foi Marcial, que deixou os Epigrammata em 14 volumes.
Em latim como em línguas vernáculas, o epigrama foi revivido desde o Renascimento e passou a figurar nas principais literaturas da Europa. Na Espanha do século de ouro, serviu de arma polêmica a estilistas de peso como Lope de Vega, Quevedo e Góngora. Na França, foi cultivado por Clément Marot, Boileau, Voltaire e La Rochefoucauld, entre outros.
Na Inglaterra, o gênero tomou forma com Ben Jonson e seus seguidores. John Dryden, Alexander Pope e Jonathan Swift produziram alguns dos epigramas mais memoráveis de sua época, firmando uma tradição que se prolongou com Coleridge, Oscar Wilde e Bernard Shaw.
O epigramista mais famoso da Alemanha é Logau, com seus Deutscher Sinngetichte dreitausend (1654; Três mil epigramas alemães). Goethe e Schiller publicaram juntos, no estilo de Marcial e em metro elegíaco, centenas de epigramas, sob o título de Xenien (1796), sobre literatura, política e filosofia. Em Portugal, o mais famoso epigramista foi Bocage. No Brasil, destacam-se as Máximas, pensamentos e reflexões (1839-1848), do marquês de Maricá.

MÁXIMAS: O mesmo que provérbio.

PANORAMA DOS "LIVROS"

LIVRO I: 1 – 9, são compostos de SONETOS que exaltam a sabedoria, formados por 15 sonetos e 2 monólogos. Um detalhe importante é que continuamente aparece a expressão "filho meu", como um pai chamando a atenção de seu filho para que atente a alguma coisa muito importante.

Cap. 1 – Mostra os méritos da Sabedoria Divina, e é neste capítulo que temos o tema central do livro 1:7 - O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.
1.A Sabedoria propicia conhecimento:
Do caminho dos justos: 1:4 - para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.
Do caminho dos ímpios: 1:10 - Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas.
Do caminho do Senhor: 1:7 - O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.
2.A Sabedoria propicia entendimento:
Entendimento para praticar a justiça: 1:3 - para se instruir em sábio procedimento,... , justiça...
Entendimento para exercer juízo: 1:3 - para se instruir em sábio procedimento, em retidão....
Entendimento para viver em equidade: 1:3 - para se instruir em sábio procedimento... eqüidade

Cap. 2 – Mostra a Sabedoria Divina exercendo livramentos.
1.As condições para obter livramento
Aceitar: 2:1- Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos,
Clamar: 2:3 - sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz;
Buscar: 2:4 - se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos;
2.Aspectos do livramento pela Sabedoria
livramento do mau caminho: 2:12a - para te livrar do mau caminho...
livramento do homem da boca perversa: 2:12b - ...e do homem que diz coisas perversas
livramento da mulher adúltera: 2:16 - e para te livrar da mulher estranha, da estrangeira que lisonjeia com suas palavras;
livramento para o que vive em retidão: 2:21 - Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.

Caps. 4 e 5 – Mostra o triunfo da Sabedoria sobre a imoralidade
1.Como vencer a imoralidade?
Retendo a Palavra no coração: 4:4 - ...Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
Seguindo o caminho da Sabedoria: 4:11-12 - Eu te ensinei o caminho da sabedoria; guiei-te pelas veredas da retidão. Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás.
Vigiando a si mesmo: 4: 20-27
2.Os males da infidelidade conjugal
Amargura: 5:4a - ...mas o seu fim é amargoso como o absinto...
Dor: 5:4b - ...agudo como a espada de dois gumes.
Perda da honra e da moral: 5:9 - para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis;
Morte: 5:23 - Ele morre pela falta de disciplina; e pelo excesso da sua loucura anda errado.

Cap. 6 – Mostra a Sabedoria que liberta da preguiça
1.O sábio exortando o preguiçoso
indisposto: 6:10 - um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso;
Imprudente: 6:11 - assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.
Padece necessidade: 6:8 - no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa.
2.Os males da preguiça
Grandes prejuízos: 6:11 - assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.
Perversidade: 6:12 – 15
Perda de oportunidades: 6:9 - o preguiçoso, até quando ficarás deitado? quando te levantarás do teu sono?

FAÇA UM ESBOÇO DO CAPÍTULO 7, 8 ou 9 E NOS MANDE, TÁ CERTO?

LIVRO II: 10 – 24, são compostos de MÁXIMAS prescrevendo a prudência, formados por 375 provérbios e 16 EPIGRAMAS. Mostra provérbios exaltando a prudência. Tema: Prudência.
 
Caps. 12 e 13 – Mostra a Sabedoria exaltando a prudência
1.A prudência em aceitar as ordenanças
Acatando bons pensamentos: 12:5 - Os pensamentos do justo são retos; mas os conselhos do ímpio são falsos.
2.A prudência nas conversações
Prudência contra a mentira: 12:19 - O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento.
Prudência contra a maledicência: 13:3 - O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.
Prudência contra os falatórios inúteis: 13:2 - Do fruto da boca o homem come o bem; mas o apetite dos prevaricadores alimenta-se da violência.

Cap. 16 – Prudência em liderar
1.O líder tem que ser dependente
Dependente de boa direção: 16:2 - Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos
Dependente da provisão Divina: 16:3 - Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos
2.Coisa que o líder tem que evitar
Arrogância: 16:5 - Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune
Mentira: 16:6 - Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal.
Avareza: 16:8 - Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça.
3.Atitudes de um líder
Para com Deus: 16:7 - Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele.
Pra com o próximo: 16:9b - mas o Senhor lhe dirige os passos.
Para com os adversários: 16:7b - faz que até os seus inimigos tenham paz com ele.
4.Postura de um líder
Cautela: 16:17 - A estrada dos retos desvia-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua vida.
Humildade: 16:18,19 - A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos

Palavras doces: 16:24 - Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo.
Discernimento: 16:25 – Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

LIVRO III: 25 – 31, são compostos de 7 EPIGRAMAS, 55 provérbios, 13 ditados (de AGUR), os conselhos da mãe de LEMUEL e o acróstico da mulher virtuosa. São provérbios concernentes a relacionamentos, ações....

Caps. 25 e 26 – Concernentes a relacionamentos
Reis 25:1-7
Próximo: 25:8-20
Inimigos: 25:21-24
Consigo mesmo: 25:25 – 26:2
Insensatos: 26:3-12
Preguiçosos: 26:13-16
Mexeriqueiros: 26:17-28
 
Caps. 27,28 e 29 – Concernentes a como agir
Em relação a vida: 27
Em relação a lei: 28:1-10
Em relação a riqueza: 28:11-28
Em relação a obstinação: 29

Cap. 30 –Agur(recolhedor)
Incapacidade humana de compreender o Deus eterno: 30:1-14
Provérbios Numéricos: 30:15-33
A.4 coisas insuportáveis ou desprezíveis
30:22a - o escravo quando reina
30:22b - o tolo quando se farta de comer
30:23a -a mulher desdenhada quando se casa
30:23be a serva quando fica herdeira da sua senhora.
B.4 coisas impressionantes
A formiga: 30:25 (planejamento e visão do futuro) - as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida
Os coelhos: 30:26(buscam abrigo no lugar certo) - os querogrilos são um povo débil, contudo fazem a sua casa nas rochas
Os gafanhotos: 30:27(união organizada) - os gafanhotos não têm rei, contudo marcham todos enfileirados
As lagartixas: 30:28 (ousadia e determinação)- a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis
C.4 coisas imponentes
O leão(poder e autoridade): 30:30 - o leão, que é o mais forte entre os animais, e que não se desvia diante de ninguém
O galo(dignidade): 30:31a - o galo emproado
O bode(valentia): 30:31b - o bode
O rei(convicção): 30:31c - e o rei à frente do seu povo.

Cap. 31 – Lemuel(aquele que conhece a Deus)
Mãe ensinando princípios eternos: 31:1-9
A Sabedoria honra a mulher virtuosa: 31:10-31
A.Características desta mulher
Confiança: 31:11 - O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.
Benignidade: 31:12 - Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Disposição: 31:13 - Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos
B.Qualidades desta mulher
Abnegada: 31:14 - É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão.
Dedicada: 31:15 - E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.
Empreendedora: 31:16 - Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Trabalhadora: 31:17,18 - Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
C.Nobreza desta mulher
Sábia: 31:26 – Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua
Reconhecimento dos filhos: 31:28a - Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada,
Reconhecimento do marido: como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

Generosa: 31:20 - Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos.
Amor ao ensino: 16:20 - O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor
Acatando as correções: 12:1, 2 - O que ama a correção ama o conhecimento; mas o que aborrece a repreensão é insensato. O homem de bem alcançará o favor do Senhor; mas ao homem de perversos desígnios ele condenará.