RÁDIO ON LINE

Parceiros ou Seguidores, na Verdade AMIGOS

MARCADORES POR GRUPOS DE MENSAGENS

ON LINE

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ESTE ESTUDO FOI DADO NA IGREJA CEI EM PANAMBI/RS - COMO SER ABENÇOADO – Parte 1

COMO SER ABENÇOADO – Parte 1



INTRODUÇÃO: 6 Áreas Da Prosperidade do Homem:
1.Espiritual: (Rm. 1:9; Ef. 1:3; I Co. 2:15)Dons e Fruto, Deus quer que tenhamos os dois.
2.Mental: (Rm. 12:2; Cl. 3:2; Fp. 3:8) Pensamentos, Projetos, Decisões, CONHECIMENTO.
3.Social: (I Co. 10:32,33; Sl.133; Pv.22:1; Pv.23:2; At.2:47) FOFOCA, os vizinhos falam o quê? Família: Esta casa pertence a Jesus Cristo...
4.Sentimental: (Jr.17:9,10;Mc.12:30,31) DEPRESSÃO, tristeza, ódio, rancor...
5.Física: (Is.53:5 ;III Jo.2) Saúde
6.Financeira: (Ml. 3:10, 2 Co. 8 e 9)
(Colaboração desta introdução do professor Izaias Silva, meu mano)


O Dízimo É Bíblico Para Os Nossos Dias?

Melquisedeque tipo de Cristo

Gênesis 14:18-20 - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.
1)Melquisedeque (heb. Malkiy-Tsedeq:meu rei é correto, grego. Melchisedek: rei de justiça), não parece com Jesus?
2)Salém (Paz), então Melquisedeque era o rei da paz. IS. 9:6
3)Pão e Vinho, Jesus fez algo parecido, não fez? (ceia)
4)Sacerdote do Deus Altíssimo, não era da tribo de Levi. Jesus, da tribo de Judá.
5)E abençoou-o, tinha poder de abençoar Melquisedeque abençoou a Abraão, e detalhe importante, Abraão não deu o dízimo pra ser abençoado, ele deu o dízimo porque foi abençoado.

Gálatas 3:17 - Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa.

Hebreus 7:1-3, 17 - Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

Mateus 23:23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas. Olha este texto, Jesus não está condenando o dízimo, pelo contrário ele está incentivando a dar, ele diz: deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas, se referindo ao dizimo, ou seja mudem seus pensamentos sobre caráter cristão, mas não deixem de fazer o que estvam fazendo certo.

Mateus 5:20 - Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus. Justiça (grego dikaiosune: condição aceitável para Deus), viu tem que exceder, ou seja, ser melhor, e os fariseus sempre deram os dízimos e pra quem não sabe, fazia parte do código de justiça de um fariseu, o dízimo, então temos que excedê-los.

O DÍZIMO É BÍBLICO! SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!

Como Ser Abençoado?

Ml. 3:7-18 –

vs. 7 - Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
1)Desviados. Eu colocaria aqui como a primeira característica do não-dizimista
2)Por que temos que voltar? Estamos todos certos. Só pra você se situar, O POVO DE ISRAEL NUNCA DEIXOU DE DIZIMAR! Por isso a pergunta.

Vs. 8 – Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
1)dizeis (heb. Amar – dizer orgulhosamente, vangloriar-se), o povo se orgulhava e batia no peito e dizia, Eu sou fiel, Malaquias foi o profeta mais desacreditado do povo de Deus. Como já disse acima, O POVO DE ISRAEL NUNCA DEIXOU DE DIZIMAR, por isso que eles não acreditaram em Malaquias, porque eles eram dizimistas fiéis. Daqui a pouco entenderá o porque que Deus falou tudo isso.
2)Ladrão. Eu colocaria aqui como a segunda característica do não-dizimista

Vs. 9 - Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.
1)Amaldiçoados. Eu colocaria aqui como a terceira característica do não-dizimista
2)Toda a nação, não esqueça, o povo era dizimista fiel. Isto é fato.

Vs.10 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
1)Casa do Tesouro só se usa pra Reino. Não vou falar sobre isso hoje, mas quero que você vá estudando sobre o Reino, CHEGA DE RELIGIÕES.
2)Abrir as janelas dos céus, aqui está o segredo que muitas pessoas se enganam facilmente, janela significa intimidade, benção (heb. B@rakah, que significa: acordo de paz, presente, prosperidades).
Agora preste bem atenção nisto: O povo de Israel sempre foi "fiel" nos dízimos, só que eles perderam com o tempo e por isso Deus falou por Malaquias (Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes), a noção de como honrar a Deus. O povo de Deus nunca deixou de dizimar, mas eles deixaram Deus não mais por primeiro, porque quem não dá dízimo, não é do povo de Deus.
Note que eles tinham se desviado, por que? Porque eles deixavam pra entregar o dízimo depois que eles já tinham feito outras coisas com a colheita. Deus estava dizendo, vocês são desviados, ladrões e amaldiçoados sim, não to ligando pro seus dizimos trazidos a casa do tesouro, e sim a atitude porque vocês trazem. Deus estava cobrando de Israel a PRIMAZIA. Eles entregavam os dizimos depois de terem pagos suas conta, ter feitos seus pães e depois eles levavam os dizimos, era 10% que eles entregavam, mas Deus não era o primeiro a ver suas colheitas.
Deus estava dizendo a Israel através de Malaquias o seguinte; se vocês me colocarem de novo por primeiro em suas vidas eu ABRIREI AS JANELAS DOS CÉUS, na sua casa toda vez que você vai fazer algo íntimo você fecha a sua janela não é? Porque a janela esconde nossas intimidades, e intimidade está ligada também a prazer, quando Deus fala que vai abrir as janelas dos céus, tá dizendo que sse o povo colocá-lo em primeiro lugar Deus vai revelar sua intimidade, (Expilcar)

CONSEQUÊNCIAS DA INTIMIDADE


Vs.11 - E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
1)Por causa de vós e não do dízimo, existem pessoas que dão os dízimos, mas continuam sendo devoradas.
2)Vide (heb. Gephen, literalmente referindo-se a prosperidade)

Vs.12 - E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
1)Todas, não algumas
2)Bem-aventurados (heb. Ashar, que significa: ir direto, andar, ir em frente, avançar, progredir, endireitar-se)

Vs. 13-15 – Fazendo cobranças a Deus daquilo que eles não tinham direito, pois eles não agiam certos em relação à honra de Deus.

Vs. 16 - Então, aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.
1)aqueles que temem: Dízimo é temor; para os que se lembram do seu nome: lembrar (heb. Chashab: reconhecimento, lembrar com gratidão) não se esqueça de Deus, esquecimento é INGRATIDÃO.
2)há um memorial escrito diante dele, Deus não se esquece de você que o honra.

Vs.17 - E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.
1)Propriedade Particular, só toca se Deus ordenar.
2)No dia da tribulação, não será tocado
3)Pai e filho, é diferente de Senhor e servo bom.

Vs. 18 - Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.
1)Vereis outra vez, TEM GENTE QUE NÃO APRENDE! Eles já tinham presenciado a justiça de Deus antes e não aprenderam.
2)Diferença entre: Justo (heb. Tsaddiyq - justo, correto na conduta e no caráter), Ímpio (heb. Rasha – perverso, criminoso, culpado de pecado (contra Deus ou homem)



2Co. 9:6-13 –

Vs. 6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará.
1)Semear é diretamente ligado a profissão do AGRICULTOR.
2)Todo agricultor tem uma expectativa de colheita, Deus plantou Cristo (João 3:16) e tem expectativa de colheita(1Tm. 2:4)
3)Pouco ou muito, qual é a colheita que você quer.

VS. 7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
1)As ofertas têm que descer ao coração bem antes de se contribuir
2)Tristeza: (grego: lupe, dor, angústia, aborrecimento, aflicão, pesar)
3)Necessidade: (grego: anagke, obrigação, imposta seja pelas circunstâncias, ou pelo princípio do dever com referência a benefício)
4)Alegria: (grego: hilaros, alegre, jovial, pronto para fazer qualquer coisa)

Vs.8 - E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra,
1)Abundante (grego: perisseuo, ter em excesso, sobrar)
2)Tendo um sempre em tudo (Todas as áreas)
3)Toda suficiência: (grego: autarkeia, uma condição de vida ideal, em que nenhuma ajuda ou apoio são necessários, estar suprido de todas as necessidades para a vida)
4)Boa obra: (grego: ergon; negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado)

Vs. 9 - conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.
Você sabia que no céu continuará a existir hierárquias? Sim no céu terão pessoas mais "influentes" do que outras, isto se presenciará no Tribunal de Cristo, teremos muitas surpresas. Na eternidade talvez alguém pergunte, mas por que esta pessoa está tão poderosa? A justiça de Deus que permanece para sempre vai lhe dar testemunho dizendo: Ele investia no meu Reino!(grifo meu)
Vs. 10 - Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça;
1)Quem dá e multiplica é Deus (nada vem de você)
2)Aumentará os frutos(prosperidade)

Vs.11-13 - para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. Porque a administração desse serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus, visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles e para com todos,
1)Em tudo enriqueçais: as 6 áreas
2)Toda a beneficência: fazer bem a todos em todas as áreas
3)Exemplo: costureira,mecânico, médico, dentista, patrocinadores de eventos, rádio..., o que você tem e quem você é, estes são teus investimentos e beneficência.
4)Objetivo da ofertas: O NOME DE DEUS GLORIFICADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário